sexta-feira, 18 de março de 2011

IMPORTÂNCIA DA ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na reunião de pais que aconteceu no mês de fevereiro foi falado um pouco sobre a importância da rotina escolar e os momentos que irão fazer parte da vida da criança no seu dia-a-dia.

Estarei recordando com vocês alguns pontos levantados:

ROTINA: É a organização do espaço pedagógico que tem a finalidade de possibilitar as crianças um ambiente rico e estimulante para que possam vivenciar diversas experiências que favoreçam o seu desenvolvimento. Ela ajuda a criança a estruturar seu tempo e sua permanência na escola.
Nossa rotina contém os seguintes momentos:

CAFÉ E MERENDA: São momentos onde a criança aprende a se comportar a mesa, utilizar os talheres de forma adequada, se servir colocando a quantidade certa, a importância dos alimentos.

 HORA DA RODA: É um dos momentos mais importantes devido proporcionar a conversa, interação dos alunos, troca de experiências, o respeito pela fala de cada um, discussão de temas abordados pela professora, conto de histórias, planejamento do dia, fechamento do dia.
 HORA DA ATIVIDADE: Neste momento, o professor organizará atividades onde a criança irá construir conhecimentos de acordo com o planejamento realizado.

 HIGIENE: Neste momento, a criança aprende a importância da higiene bucal, o modo de fazer.


PARQUE, BRINQUEDO, MASSINHA, MÚSICA: Nestes momentos, a criança tem a possibilidade de se expressar, aprender, a conviver com outras pessoas, desenvolver a motricidade, conhecer o próprio corpo.




 ATIVIDADES EXTRA-CLASSE: São momentos onde a criança vai aprender a se expressar em diferentes contextos, interagir com colegas de outra classe.



A rotina faz parte do processo de desenvolvimento da criança dentro da escola devido estimular e favorecer seu crescimento como pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário