Esta semana conhecemos um pouco sobre quem era ALFREDO VOLPI.
Volpi gostava de reproduzir em suas telas o tema Festa Junina, principalmente BANDEIRINHAS, e como este mês estamos falando a respeito deste tema, aproveitamos para saber um pouco mais a respeito de seu trabalho.
Através da exposição de suas telas, pudemos conhecer o trabalho que ele desenvolveu por meio da sua arte. Após apreciar suas telas, tivemos a oportunidade de fazer a releitura da tela que achamos mais bonita "Barco com Bandeirinhas". A sala foi dividida em grupos para a realização da atividade.
Veja como ficou...
Veja como ficou...
Conhecendo um pouco sobre VOLPI...
ALFREDO VOLPI nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.
É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho bandeiras e mastros. Só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, o artista nunca mais usou tintas industriais - "elas criam mofo e perdem vida com o passar do tempo", dizia.
Fazia suas próprias tintas, diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo, em que ele adicionava pigmentos NATURAIS PURIFICADOS (terra, ferro, óxidos, argila colorida por óxido de ferro) e ressecados ao sol.
Conheça a beleza de algumas telas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário