quarta-feira, 22 de junho de 2011

COMIDA TÍPICA DE FESTA JUNINA: PIPOCA


Toda FESTA JUNINA possui comidas típicas que fazem parte da cultura da época.

A PIPOCA é uma delas.

PIPOCA é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, que estoura quando aquecido, ao aquecermos os grãos de milho de maneira rápida, a umidade interna é convertida em vapor. Num determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna numa massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pipoca)

Assim, esta semana fizemos na cozinha da escola uma receita junina bem fácil e que todo mundo adora, PIPOCA.

É só começar a comer que não paramos mais 
de tão saborosa que é. 

Veja como foi...



 

FESTA JUNINA NA ESCOLA

No dia 11 deste mês, comemoramos em nossa escola a nossa tão esperada FESTA JUNINA.


Desde o final do mês de maio nossa escola veio se preparando e se organizando para que a FESTA acontecesse. As prendas arrecadadas com a SEMANA MALUCA ajudaram bastante, a participação de alguns pais que se prontificaram em estar ajudando no que fosse preciso foi de grande valia. 

Enfim, a colaboração de todos, fez com que nossa FESTA ficasse bem bonita e pudesse receber as famílias nesta confraternização realizada entre a escola, família e comunidade.

Durante semanas as crianças ensaiaram uma música para apresentar aos pais no dia da FESTA. Foi muito prazeroso aprender a cantar e dançar os passos da música. Todo dia ensaiávamos e à hora do ensaio era uma alegria, a música contagiava a todos.

Preparamos barracas de doces, bolo premiado, pizza, pastel, refrigerante, pipoca, brincadeiras de pescaria, frango na panela e número da sorte.

Todas as classes se apresentaram, cada uma com um ritmo diferente para alegrar e abrilhantar ainda mais a todos que estavam presente. 

Confira alguns momentos da nossa apresentação...







sexta-feira, 3 de junho de 2011

CONHECENDO ALFREDO VOLPI

Esta semana conhecemos um pouco sobre quem era ALFREDO VOLPI.   

 Volpi gostava de reproduzir em suas telas o tema Festa Junina, principalmente BANDEIRINHAS, e como este mês estamos falando a respeito deste tema, aproveitamos para saber um pouco mais a respeito de seu trabalho. 

Através da exposição de suas telas, pudemos conhecer o trabalho que ele desenvolveu por meio da sua arte. Após apreciar suas telas, tivemos a oportunidade de fazer a releitura da tela que achamos mais bonita "Barco com Bandeirinhas". A  sala foi dividida em grupos para a realização da atividade.

Veja como ficou...






 








Conhecendo um pouco sobre VOLPI...

ALFREDO VOLPI nasceu na Itália e veio para o Brasil com um ano de idade, em 1897, com os pais que emigraram para São Paulo. Desde pequeno gostava de misturar tintas e criar novas cores. Esse talento o levou a trabalhar como pintor de frisos, florões e painéis nas paredes das mansões paulistanas.

     É a fase das bandeirinhas, sua maior contribuição para a arte brasileira moderna, expressa em seu trabalho bandeiras e mastros. Só pintava com a luz do sol e se envolvia totalmente com a criação de sua obra, o que incluía esticar o linho para as telas. Depois de dominar a técnica da têmpera com clara de ovo, o artista nunca mais usou tintas industriais - "elas criam mofo e perdem vida com o passar do tempo", dizia.

     Fazia suas próprias tintas, diluídas em uma emulsão de verniz e clara de ovo, em que ele adicionava pigmentos NATURAIS PURIFICADOS (terra, ferro, óxidos, argila colorida por óxido de ferro) e ressecados ao sol.
Conheça a beleza de algumas telas...









14/4/1896, Lucca, Itália
28/5/1988, São Paulo (SP)