SEJA BEM VINDO!
Este Blog foi criado para que a família possa estar participando dos momentos felizes que seus filhos passam na escola, brincando, aprendendo e construindo valores que acompanharão sua vida escolar.
Seu objetivo é favorecer um espaço para que a FAMÍLIA e a ESCOLA fiquem mais próximos.
Espero que gostem e participem com seus comentários. Abraços a todos, Profª Ana Paula.
Nos meses de outubro e novembro conhecemos um pouco sobre o artista plástico brasileiro GUSTAVO ROSA.
Suas telas encantam qualquer pessoa, principalmente as crianças, devido a mistura de cores e simplicidade dos desenhos.
Primeiro, conhecemos a biografia do artista, assistimos a entrevistas feitas com ele na internet, apreciamos suas telas para depois reproduzi-las.
Conheça um pouco mais sobre sua vida...
Gustavo Rosa nasceu em São Paulo no dia 20 de dezembro de 1946. Autodidata, sempre gostou muito do desenho e através dessa paixão foi em busca de conhecimento artístico. Ele é artista gráfico, gravador e desenhista.
Ganhou prêmio aos 18 anos para estudar na Europa e não parou mais de estudar o que o levou a dedicar-se exclusivamente a pintura a partir de 1967, quando abandona a atividade publicitária que exercia na época.
Sua obra possui um ludismo e uma maneira descontraída de fazer humor que apresenta uma crítica social muito delicada, sutil e velada.
O artista tem sua própria galeria em São Paulo onde mostra seus trabalhos ao grande público. Gustavo Rosa diz que sua galeria o permite expor a vontade.
Os temas abordados em suas obras são situações do cotidiano, natureza-morta, paisagem, composição com figuras de animais, mulheres, sempre tratados com bom humor. Trabalhou em muitos projetos artísticos no Brasil, voltados para um grande público. Foi o caso do desenvolvimento de capas de caderno para a empresa Tilibra, em 1998.
De renome internacional, participou de inúmeras exposições. Destacam-se: Exposição Brasil-Japão, no Museu de Belas Artes de Tóquio (Japão), 1979/1980, Salão Nacional de Artes Plásticas, Rio de Janeiro, 1979, Panorama da Arte Atual Brasileira, no MAM/SP, São Paulo, 1980/1983, Feira Internacional de Lisboa, Portugal, 1986, 3rd Art Exhibition (Art Expo), no Centro de Convenções de Los Angeles, EUA, 1987, Coletiva, no International Museum of 20th Century Arts, Los Angeles, 1990, Eco Art, no MAM/RJ, Rio de Janeiro, 1992, Off Bienal Um, no MuBE, São Paulo, 1996.
Assista a uma entrevista feita com o artista...
Gostamos muito de assistir a animação de uma tela de Gustavo Rosa, Boka e Biko...
Durante as semanas, reproduzimos e fizemos a releitura de suas telas com algumas técnicas de pintura, utilizando materiais diversos de artes como carvão, giz molhado no papel camurça, pintura coletiva com guache e cola colorida e colagem com papel.
No final do mês de novembro aconteceu a exposição de artes em nossa escola, onde cada sala apresentou um artista trabalhado.
Nossa sala apresentou a arte de Gustavo Rosa para que os pais apreciassem. Veja como foi o trabalho desenvolvido e a sua finalização com a exposição...
No mês de novembro fizemos uma excursão para conhecer o SÍTIO DO PICA PAU AMARELO.
Algumas semanas que antecederam a viagem, a professora nos contou sobre o autor MONTEIRO LOBATO, sobre cada personagem e nos mostrou uma série de filmagens em capítulos, o qual contava sobre os personagens e os acontecimentos do sítio. Nós ficávamos ansiosos toda semana aguardando a sequência das histórias.
Conheça um pouco mais sobre quem foi MONTEIRO LOBATO
Monteiro Lobato: o precursor da literatura infantil no Brasil
Biografia, obras e estilo literário
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.
Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.
Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.
No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.
Nossa sala parecia um cinema...
A excursão foi uma delícia, todos participaram de cada momento vivenciado com os personagens do sítio. Conhecemos de perto tudo aquilo que havíamos visto com a professora através dos filmes. A interação entre as crianças e os personagens foi muito rica.
Nossa ida foi uma festa no ônibus...
Em nossa chegada fomos recepcionados por uma monitora muito divertida e que nos acompanhou em todos os momentos vivenciados no sítio.
No caminho encontramos com o PEDRO MALASARTES.
Ele nos falou que queria ser o apresentador do espetáculo que a Emília estava preparando e se nós poderíamos ajudá-lo.
Primeiro fomos conhecer um pouco mais sobre o autor MOTEIRO LOBATO e quem nos contou sobre ele foi a NARIZINHO.
Depois encontramos a EMÍLIA com o PEDRO MALASARTES...
Após, entramos na sala do VISCONDE que estava junto com PEDRINHO.
O VISCONDE nos levou até a PRINCESA ARIADNE para que ela nos contasse sobre o MINOTAURO e o LABIRINTO o qual pudemos experimentar de perto.
Depois fomos até a casa do TIO BARNABÉ, onde ele nos contou como se pega um SACI.
Fomos em seguida a procura da gruta da CUCA. Entramos em sua gruta em silêncio para que ela não aparecesse. Mas depois que saimos, encontramos a CUCA e o SACI em cima da gruta nos esperando.
Após esse encontro, fomos rapidamente conhecer a casa da DONA BENTA. Ela nos esperava para contar uma história, depois ela nos levou conhecer sua casa e comer um delicioso bolinho de chuva da TIA ANASTÁCIA. Comemos muitos bolinhos, estavam uma delícia.
Após, fomos até o Reino das Águas Claras e encontramos a DONA ARANHA nos esperando para contar suas histórias.
Depois fomos conhecer os animais do SÌTIO.
E por fim, assistimos a uma apresentação com todos os personagens.