sábado, 31 de agosto de 2013

PROJETO MÚSICA E MEIO AMBIENTE


NESTE BIMESTRE INICIAMOS O PROJETO MÚSICA E MEIO AMBIENTE EM NOSSA ESCOLA.
PARA QUE AS CRIANÇAS SEJAM CONSTRUTORAS DE UMA NOVA CULTURA E CONSUMIDORAS CONSCIENTES, FAZ-SE NECESSÁRIO REPENSAR NOSSA RELAÇÃO COM OS ELEMENTOS NATURAIS.
PENSANDO QUE A LINGUAGEM MUSICAL E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POSSAM FORTALECER ESSA RELAÇÃO COM O MEIO, O PROJETO VISA OS SEGUINTES OBJETIVOS:

1)    EDUCAR NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS;

2)    TRABALHAR PELA EDUCAÇÃO DA SENSIBILIDADE E DA CRIATIVIDADE VOLTADOS PARA A VALORIZAÇÃO DA ÉTICA E DA SUSTENTABILIDADE;

3)    VIVER A EXPERIÊNCIA SENSORIAL, EMOCIONAL, CORPORAL E CONTEMPLATIVA DA NATUREZA;

4)    PROPORCIONAR UMA AÇÃO-REFLEXIVA, BUSCANDO NA MÚSICA SEU POTENCIAL INTERDISCIPLINAR;

5)    INTEGRAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A LINGUAGEM MUSICAL, DESPERTANDO OS SENTIDOS PARA OS SONS E O AMBIENTE EM QUE VIVE;

6)    OPORTUNIZAR VIVÊNCIAS, SENSAÇÕES, INTERAÇÕES QUE CONTRIBUAM PARA A FORMAÇÃO CORPO ESPÍRITO;

7)    DESPERTAR E CONSOLIDAR ENTRE OS ALUNOS O SENSO DE PERTENCIMENTO, DE RESPONSABILIDADE, DE VALOR PRÓPRIO E RECONHECIMENTO DE TODAS AS ESPÉCIES COMO PARTE INTEGRANTE DA NATUREZA.




O PROJETO DEU INICÍO COM UMA REUNIÃO DE TODAS AS SALAS NO PÁTIO DA ESCOLA COM A NOSSA DIRETORA LUCIANA.

 
 
 
 
SEPARAMOS O PROJETO EM QUATRO TEMAS A SEREM ESTUDADOS: ÁGUA, LIXO, ANIMAIS E PLANTAS.

A CADA DUAS SEMANAS SERÃO TRABALHAS UM TEMA.

PRIMEIRO TEMA: ÁGUA
 
PARA SABER SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA E APRENDER O QUE É NECESSÁRIO FAZER, PARA ECONOMIZAR ÁGUA, FORAM DESENVOLVIDAS ALGUMAS ATIVIDADES PARA REFLETIR SOBRE O TEMA DURANDE DUAS SEMANAS.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Ø  LIVRO DA ÁGUA,
 
 
 

Ø  ESCUTA DE POEMAS MUSICAIS SOBRE A ÁGUA DE NANA TOLEDO,

Ø  ESCUTA DAS MÚSICAS DA TURMA DA MÔNICA SOBRE ECONOMIZAR ÁGUA E A MÁGOA DO CHICO BENTO NO DATASHOW,
 
 
MÚSICA DA TURMA DA MÔNICA SOBRE ECONOMIZAR ÁGUA
 
 
MÚSICA: MÁGOA DO CHICO BENTO
 
Ø  CONFECÇÃO DE UM CARTAZ COM AJUDA DOS PAIS,
 
 




Ø  COMENTÁRIOS DE ALGUMAS CRIANÇAS SOBRE O QUE APRENDERAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA.


“NÃO PODE DESPERDIÇAR A ÁGUA PORQUE ACABA.”

“NÃO PODE JOGAR LIXO NA ÁGUA.”

            “NÃO PODE ESQUECER DE FECHAR A TORNEIRA.”

            “TOMAR BANHO RÁPIDO.”

Ø  APRESENTAÇÃO DO POEMA MUSICAL SOBRE A ÁGUA, DE NANA TOLEDO, PARA OS PAIS

 

IDA AO TEATRO - TRÊS PORQUINHOS


NO DIA 23 DE AGOSTO FOMOS AO TEATRO ASSISTIR A PEÇA DA HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS.
 
SINOPSE DA HISTÓRIA
A HISTÓRIA DOS "OS TRÊS PORQUINHOS" É UM CONTO EM QUE TRÊS PORCOS CONSTROEM CADA UM A PRÓPRIA CASA. UMA LEVA POUCO TEMPO NA CONSTRUÇÃO DE UMA CASA DE PALHA E PASSA O RESTO DE SEU TEMPO BRINCANDO E RELAXANDO. OUTRO PORCO CONSTRÓI UMA CASA DE MADEIRA, QUE DEMORA UM POUCO MAIS, E QUE TAMBÉM VALORIZA UM TEMPO DE DESCANSO PARA SI PRÓPRIO. O TERCEIRO PORCO ESCOLHE CONSTRUIR UMA CASA DE TIJOLOS, O QUE REQUER UMA GRANDE QUANTIDADE DE TEMPO E ESFORÇO. ELE VALORIZA CONSTRUIR A CASA CORRETAMENTE PASSANDO POR CIMA DE QUALQUER DESCANSO OU DIVERSÃO. QUANDO O "LOBO MAU" VAI ÀS CASAS, SÓ A CASA DE TIJOLOS RESISTE À PRESSÃO FEITA PELO LOBO.

LIÇÕES DE MORAL
A PRINCIPAL LIÇÃO DE MORAL APRENDIDA COM OS "OS TRÊS PORQUINHOS" É QUE O TRABALHO DURO E DEDICAÇÃO RECOMPENSAM. ENQUANTO OS DOIS PRIMEIROS PORCOS CONSTRUÍRAM CASAS RAPIDAMENTE PARA TER TEMPO LIVRE PARA BRINCAR, O TERCEIRO PORQUINHO TRABALHOU NA CONSTRUÇÃO DA SUA CASA DE TIJOLOS. COMPARADO AOS OUTROS DOIS PORCOS, UM ESFORÇO EXTRA FEITO PELO TERCEIRO PORCO TERCEIRO FEZ COM QUE A SUA CASA DURASSE. A IDEIA DE QUE TOMAR UM TEMPO PARA EXECUTAR UMA TAREFA DA MANEIRA CORRETA TEM SIDO ADOTADO POR MUITAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO E PREGADA POR PROFESSORES E PAIS DE CRIANÇAS DE MUITAS GERAÇÕES.

A HISTÓRIA TRAZ ALGUNS VALORES MORAIS IMPORTANTES, QUE NÃO PODEM SER IGNORADOS.
ENSINA A IMPORTÂNCIA DO FAZER BEM FEITO, ENALTECE O TRABALHO HONESTO E AINDA DEIXA CLARO QUE A INTELIGÊNCIA É UM BEM MUITO PRECIOSO, AO CONTRÁRIO DA VIOLÊNCIA.
FOI A PRIMEIRA VEZ QUE SAÍMOS DA ESCOLA PARA FAZER UM PASSEIO. TODOS ESTAVAM ANSIOSOS COM A CHEGADA DESTE DIA.
A PEÇA FOI MUITO DIVERTIDA!
AS CRIANÇAS GOSTARAM MUITO DO ESPETÁCULO, VEJA COMO FOI NOSSA IDA AO TEATRO...
 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

BICHINHO DE ESTIMAÇÃO


ESTE MÊS, NOSSA SALA ADOTOU UM PEIXINHO PARA SER NOSSO ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO.

FOI A MAIOR FESTA QUANDO ELE CHEGOU A NOSSA SALA. TODOS FICARAM CURIOSOS E ATENTOS PARA CONHECER O NOVO HABITANTE, UM PEIXINHO BETTA.

COLOCAMOS O PEIXINHO EM UM AQUÁRIO E OBSERVAMOS COMO REAGIA A NOVA CASA.
 
 

JUNTO COM ELE VEIO UM PAPEL COM INSTRUÇÕES DE COMO DEVEMOS CUIDAR DO PEIXINHO BETTA, POIS ELE REQUER CUIDADOS.

OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM O PEIXINHO SÃO:

1)    ESCOLHER UM LOCAL QUE SEJA PROTEGIDO DE LUZ DIRETA DO SOL;

2)    TROCAR A ÁGUA DA BETEIRA UMA VEZ POR SEMANA;

3)    ALIMENTÁ-LO COM ALGUNS GRÂNULOS UMA VEZ POR DIA, NUNCA SUPERALIMENTE SEU PEIXE E JAMAIS DEIXE SOBRAR ALIMENTO NA BETEIRA.
 
 

FIZEMOS UMA VOTAÇÃO COM TODAS AS CRIANÇAS DA NOSSA SALA PARA ESCOLHER O NOME QUE IRÍAMOS DAR AO NOSSO PEIXINHO.
O NOME ESCOLHIDO FOI “NINO

 
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

MOMENTOS DE DIVERSÃO


PARQUE
A HORA DO PARQUE É UM DOS MOMENTOS MAIS ESPERADO PELAS CRIANÇAS DURANTE A ROTINA ESCOLAR.

AO BRINCAR, AS CRIANÇAS DESENVOLVEM A COORDENAÇÃO MOTORA, O EQUILÍBRIO, A ORIENTAÇÃO ESPACIAL, CONHECEM SEU PRÓPRIO CORPO, DESENVOLVEM NOVAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS, ALÉM DE APRENDER A INTERAGIR COM AS DEMAIS CRIANÇAS QUE ESTÃO AO SEU REDOR.

VEJA A ALEGRIA DELAS AO ESTAREM BRINCANDO...

 
 
 
 






JOGO DOMINÓ

O JOGO TAMBÉM FAZ PARTE DO APRENDIZADO DAS CRIANÇAS. NESTE DIA, AS CRIANÇAS APRENDERAM A JOGAR DOMINÓ. ELES PRECISAVAM RECONHECER AS CORES DAS PEÇAS QUE CONTINHA EM SUAS MÃOS, COLOCAR NA HORA CERTA A PEÇA NO JOGO E ESPERAR A SUA VEZ.

PARTICIPAR DE JOGOS DE REGRAS...

- DESENVOLVE A CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS,

- TRABALHA LIMITES PARA VIVER EM GRUPO,

- ESTIMULA A COOPERAÇÃO E COMPETIÇÃO POSITIVA.

FOI MUITO DIVERTIDO ESTE DIA!